Cursos de Farmácia e Biomedicina celebram aniversário de fundação e cuidados à saúde
Os 114 anos da formação em Farmácia e os 15 anos de Biomedicina serão comemorados, nesta sexta, com homenagens e seminário científico

Nos seus 114 anos, completados nesta quarta-feira, 27 de agosto, a Faculdade de Farmácia celebra a tradição de formar profissionais que atuam em diversas áreas da saúde, aliada à capacidade de inovar e integrar novos campos do conhecimento, como evidencia a criação do curso de Biomedicina, há 15 anos.
Na próxima sexta-feira, 29, das 9h30 às 13h, o auditório Professor Aluísio Pimenta sediará programação festiva em homenagem a docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes que marcaram a trajetória da Unidade. Um dos homenageados é o escritor Carlos Drummond de Andrade, que se graduou em 1925. Em celebração ao centenário de formatura do farmacêutico e poeta, será realizada solenidade específica, no mês de novembro, quando também ocorrerá o primeiro Simpósio Unificado de Farmácia e Biomedicina.
A diretora da Faculdade de Farmácia, Ana Paula Lucas Mota, lembra que as comemorações de aniversário já se tornaram tradição, mas neste ano vão ganhar uma programação diversificada. “A Faculdade abriga dois cursos de excelência, que contribuem com a sociedade por meio da pesquisa, inovação e do cuidado. O curso de Farmácia, com sua tradição de mais de cem anos, e a Biomedicina, bem mais jovem, mas igualmente vigorosa, reafirmam a capacidade de nossa Unidade de se reinventar e acolher diferentes áreas do conhecimento. Abrigar os dois cursos sob o mesmo teto não é apenas uma questão institucional, mas um gesto de integração e complementaridade, que traduz a essência da UFMG como universidade que valoriza a pluralidade, a interdisciplinaridade e o diálogo permanente entre a ciência e a sociedade. E que também traduz alguns objetivos de nossa gestão: comunicação, respeito mútuo e acolhimento”, afirma.
A integração da atuação dos profissionais farmacêuticos com os biomédicos, segundo a professora, “reforça programas de vigilância epidemiológica e sanitária, contribui para políticas públicas de acesso a medicamentos, diagnóstico e vacinas e fortalece o Sistema Único de Saúde ao ampliar a capacidade de prevenção, diagnóstico e tratamento para melhor qualidade de vida da população”.
Homenagens
Durante o evento de sexta-feira, serão homenageados servidores docentes e técnico-administrativos aposentados e também egressos que se destacaram na formação acadêmica ou profissional dos cursos de Farmácia e de Biomedicina.
A comenda Professor Alberto Teixeira Paes, criada em 2014, será entregue, na categoria docente, à professora aposentada Jane Maciel Almeida Baptista. Vinculada ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, ela exerceu as funções de vice-diretora (2000 a 2004) e de diretora (2004 a 2008) da Faculdade de Farmácia, deixando significativa contribuição para a gestão acadêmica e administrativa.
Na categoria técnico-administrativo em educação, a homenageada será Marilda Novaes Silva, servidora aposentada que desempenhou a função de auxiliar em administração no setor de tecnologia da informação e suporte, destacando-se pelo profissionalismo e pela cordialidade no atendimento a toda a comunidade acadêmica.
A categoria ex-aluno será entregue a Eliza Augusta Rolim Biasutti, farmacêutica que se notabiliza pelo trabalho humanitário na organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), onde atua desde 2012. Biasutti participou de missões em diversos países, enfrentando situações de guerra, desastres naturais, epidemias e crises de desnutrição.
Para receber a comenda Professor Lauro Mello Vieira, a Congregação da Faculdade indicou o professor Luís Fernando Viana Furtado, primeiro docente biomédico da Unidade, que se destaca pela dedicação ao curso, onde atuou como subcoordenador (2023-2025) e do qual atualmente é coordenador (2025-2027).
Jubileu de ouro
Os formandos em Farmácia de 1975, que completam 50 anos de profissão, serão saudados pela professora Maria Auxiliadora Fontes Prado. Além disso, os quatro servidores técnico-administrativos que ingressaram na Faculdade nos últimos 12 meses serão homenageados pela professora aposentada Mônica Cristina de Oliveira. E a professora recém-chegada Kirla Barbosa Detoni fará uma homenagem especial aos servidores que se aposentaram nesse mesmo período.
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida participará da abertura da programação, após apresentação de grupo da Escola de Música, ao lado da diretora Ana Paula Lucas Mota, da vice-diretora Gisele Assis Castro Goulart e da professora emérita aposentada do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas Maria das Graças Carvalho. Também integrarão a mesa a diretora da Unidade (gestão 2016-2020 e 2020-2024), professora Leiliane Coelho André, e o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, Christian Francisco de Matos.
Saiba mais sobre a história da Faculdade de Farmácia em matéria publicada no Boletim UFMG por ocasião do centenário da Unidade.

