Foucault nos dias de hoje: pesquisadora alemã aborda a obra do filósofo em minicurso e palestra na UFMG
Genealogia da sexualidade na perspectiva do intelectual francês é um dos temas da reflexão proposta por Marita Rainsborough

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) recebe, neste mês, a professora Marita Rainsborough, que atua no Instituto de Filosofia e História da Arte da Universidade Leuphana, de Lüneburg, e no Instituto de Estudos Românicos da Universidade de Kiel, ambas na Alemanha. Ela vai ministrar palestra e minicurso sobre a filosofia de Michel Foucault. A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, com o apoio do programa Cátedras Fundep/Ieat.
De 22 a 24 de setembro (segunda a quarta), das 14h às 18h, Rainsborough ministrará o minicurso Repensar Foucault: experiências e experimentações na filosofia. O curso é dividido em três sessões, com os seguintes temas: Crítica, parrésia e filosofia em Foucault; Linguagem, literatura e arte na filosofia de Michel Foucault; História, revolução, progresso e o conceito de poder em Foucault. As aulas vão ocorrer na sala 4094 da Fafich. As inscrições para o minicurso devem ser feitas na plataforma Even3 e darão direito a certificado de participação.
Na quinta, 25 de setembro, às 14h, Rainsborough vai ministrar a palestra Sexualidade, verdade e poder na filosofia de Michel Foucault. A atividade terá lugar no auditório Baesse da Fafich. Para participar, é necessário se inscrever na plataforma Even3.
Para a professora, examinar a genealogia da sexualidade é uma preocupação central da filosofia foucaultiana. Em resumo enviado ao Ieat, ela afirma que “Foucault observa uma crescente discursivização da sexualidade, que constitui a sexualidade do sujeito, criando e intensificando os desejos. Ao fazer isso, ele critica radicalmente a tese da repressão de Freud”.
Com base nas obras Sexualidade e Verdade I-IV, nas quais o filósofo analisa o desenvolvimento do dispositivo da sexualidade da antiguidade ao século 20, Marita Rainsborough trata das conclusões que podem ser tiradas das reflexões de Foucault para os dias de hoje.
