Institucional

MHNJB vai selecionar profissionais para atuar na conservação, restauro e documentação de acervo atingido por incêndio

Eles deverão trabalhar presencialmente nos próximos 30 meses

Sala de triagem no Museu, onde o acervo resgatado é preparado para a reserva técnica provisória
Sala de triagem no museu, onde o acervo resgatado fora preparado para ser acondicionado em reserva técnica provisória, após o incêndioFoto: Rogério do Pateo | UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG está com chamada aberta para a contratação de serviços de conservação e restauro, museologia e arqueologia. Os profissionais selecionados vão trabalhar com o acervo atingido pelo incêndio ocorrido em 2020.

O trabalho será contratado pelo regime de prestação de serviços como pessoa jurídica. Os selecionados deverão trabalhar em equipe e de forma presencial no MHNJB nos próximos 30 meses. A previsão é que as atividades sejam iniciadas em setembro.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 8 de agosto. Para se inscrever na chamada, é preciso enviar carta de apresentação e currículo para o e-mail smuseo@mhnjb.ufmg.br. A seleção dos profissionais será feita por meio de análise de currículo e subsequente entrevista das pessoas selecionadas na etapa documental.

As entrevistas serão realizadas de 18 a 22 de agosto. Serão contratados dois profissionais da área de arqueologia, dois profissionais da área de conservação e restauração e um museólogo. Os detalhes do processo seletivo podem ser conhecidos no texto das chamadas, disponíveis na página do MHNJB.

Trabalho conjunto
Para as três categorias de profissionais, as chamadas informam que é desejável experiência e exigida formação correspondente a cada cargo. Os profissionais da arqueologia e da conservação e restauração vão realizar identificação, descrição, fotografia, reorganização e reacondicionamento do acervo. Eles também serão encarregados de fazer o levantamento do estado de conservação dos materiais, de operar intervenções emergenciais e curativas e de inserir os dados em sistema de documentação.

O profissional da museologia, por sua vez, vai orientar a proposição de fichas catalográficas para o museu e o processo de documentação dos acervos. Em sua rotina, ele deverá verificar e validar a inserção de informações no sistema de gestão de acervos utilizado pelo MHNJB, demandar e acompanhar processos de manutenção e correções do sistema de documentação, realizar a documentação de itens do acervo do museu e orientar a adesão do MHNJB à plataforma Brasiliana Museus do Ibram.

Em razão dessas atividades a serem realizadas, é desejável que os candidatos a museólogo tenham experiência de trabalho com documentação de acervos, especialmente com acervos etnográficos, arqueológicos ou paleontológicos. Quanto aos candidatos a arqueólogos, é desejável que tenham experiência em escavações e em curadoria de material arqueológico, identificação de materiais e bioarqueologia. Por fim, os candidatos da área de conservação e restauração devem ter experiência com material arqueológico.

Edificação da Reserva Técnica 1, atingida por incêndio em junho de 2020
Edificação da Reserva Técnica 1 atingida por incêndio em junho de 2020 Foto: Mariana Lacerda | MHNJB