Missão japonesa visita UFMG em busca de cooperação para pesquisas com hidrogênio verde
Delegação da província de Yamanashi foi recebida pela reitora Sandra Goulart e por pesquisadores da Escola de Engenharia

Polo de desenvolvimento de tecnologias de energia limpa, a província de Yamanashi, no Japão, busca parcerias para ampliar a capacidade de aplicação de seu conhecimento sobre o tema. Nesta terça-feira, dia 26, uma comitiva de gestores e especialistas da província esteve na UFMG para conhecer as experiências na área e estudar possibilidades de parceria. O grupo visitou a Escola de Engenharia e foi recebido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida em seu gabinete.
Na Escola de Engenharia, a comitiva formada por Kazuya Miyazaqui, Kazuhide Watanabe e Dioney Ribeiro reuniu-se com o vice-diretor Henrique Resende Martins, com a professora Antonella Lombardi Costa, chefe do Departamento de Engenharia Nuclear, e com pesquisadores que desenvolvem estudos sobre hidrogênio verde, um dos focos de interesse dos japoneses. “Temos uma boa tecnologia de produção de hidrogênio verde [a partir da geração de energia fotovoltaica] e queremos oferecer esse sistema ao mundo. Por outro lado, há professores e estudantes que fazem pesquisa sobre o hidrogênio que não conhecemos. Acredito que a UFMG e a Universidade de Yamanashi podem se unir para aprofundar esse conhecimento”, sugeriu Kazuya Miyazaqui, assessor de políticas do governo da província japonesa.
Um dos estudos apresentados durante a reunião trata do uso do hidrogênio verde – em substituição ao óleo diesel – na frota dos ônibus que circulam no campus Pampulha.
Ao receber a comitiva, a reitora Sandra Goulart agradeceu a visita e pôs a UFMG à disposição para avaliar ações conjuntas. Ela informou que esteve em missão no Japão no ano passado e que a UFMG mantém parcerias com universidades japonesas.
Estados-irmãos
A vinda do grupo japonês foi organizada pelo governo de Minas Gerais. Guilherme Sarsur, analista de relacionamento nacional e internacional da Secretaria de Estado da Casa Civil que acompanha a comitiva em Belo Horizonte, informou que Minas Gerais e Yamanashi mantêm relações históricas – em 2023, foram celebrados 50 anos de irmanamento. Minas Gerais é o único estado-irmão de Yamanashi na América Latina e no Caribe.
A UFMG foi a única universidade visitada pelo grupo, que ainda será recebido pelo governador Romeu Zema.
