Campus Pampulha sedia, nesta quarta, primeiro debate da consulta para novo Reitorado
Encontro da chapa formada por Alessandro Fernandes e Alamanda Kfoury com a comunidade será no auditório da Reitoria, às 18h

Nesta quarta-feira, 17 de setembro, às 18h, ocorrerá, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, o primeiro debate do processo de consulta à comunidade universitária para a escolha do Reitorado da UFMG no mandato 2026-2030. Realizada a cada quatro anos, a consulta à comunidade universitária subsidia o colégio eleitoral para a elaboração da lista tríplice que resultará na escolha dos nomes que comandarão a Universidade no quadriênio seguinte.
A chapa inscrita é formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira, atual vice-reitor da UFMG e candidato a reitor, e Alamanda Kfoury, atual diretora da Faculdade de Medicina e candidata a vice-reitora. A chapa tem como lema UFMG acolhedora: inovar, incluir e cuidar. Os currículos podem ser conhecidos na matéria que noticiou a inscrição da chapa.
Ao todo, serão realizados três debates presenciais. O segundo será no dia 24 de setembro, às 9h, no auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias, no campus regional de Montes Claros, e o terceiro, no dia 1º de outubro, às 14h, no auditório Nobre da Faculdade de Medicina, no campus Saúde, em Belo Horizonte. Todos os debates serão transmitidos pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.
Regras gerais
Os debates serão constituídos de quatro blocos. No primeiro, limitado a 20 minutos, a chapa inscrita apresentará suas propostas. No segundo, a Comissão Eleitoral fará uma pergunta abrangente para a chapa, que terá 10 minutos para pronunciar sua resposta.
Essa pergunta será elaborada previamente pela Comissão Eleitoral com base em questões enviadas pela comunidade da UFMG. Para participar dessa etapa do debate, os interessados devem encaminhar suas perguntas para o e-mail comissaoeleitoral2025@ufmg.br até 24 horas antes do início do evento.
O terceiro bloco será dedicado às perguntas do público. Até dez perguntas deverão ser formuladas tanto pelas pessoas presentes quanto por aquelas que participarão virtualmente dos debates, acompanhando a transmissão via internet. Todas as perguntas, sejam as encaminhadas pessoalmente, sejam as encaminhadas virtualmente, devem ser formuladas por escrito.
Os participantes presentes ao debate poderão depositar suas perguntas diretamente nas urnas disponíveis. Os que acompanharão os debates via YouTube deverão enviar suas questões à Comissão Eleitoral pelo e-mail comissaoeleitoral2025@ufmg.br.
A rodada de perguntas terá início pelo sorteio entre as questões depositadas nas urnas, alternando-se, na sequência, com aquelas enviadas pelo público que participa virtualmente do evento. Serão contempladas, portanto, cinco perguntas formuladas pelo público presente e cinco pelo público remoto.
A chapa terá até três minutos para responder a cada pergunta. Todas as perguntas remetidas (via urna ou e-mail) e não respondidas durante o debate serão encaminhadas para a chapa. Por fim, o quarto bloco será destinado às considerações finais dos candidatos. A esse bloco serão destinados 5 minutos.
Calendário, ponderação e votantes
A consulta em primeiro turno será realizada no dia 21 de outubro (das 9h às 21h) pelo Sistema de Consultas da UFMG, acessível via internet por usuários previamente cadastrados no sistema MinhaUFMG. Como só uma chapa se inscreveu, não haverá segundo turno.
Estão aptos a votar os servidores do quadro de pessoal permanente da UFMG (docentes e técnico-administrativos em educação) em efetivo exercício e estudantes maiores de 16 anos, de todos os níveis, efetivamente matriculados na época da consulta. A lista de votantes será consolidada com base na situação cadastral dos membros da comunidade universitária em 9 de outubro de 2025.
Entre as normas que regem a consulta está o sistema de ponderação, em que o voto dos servidores docentes tem peso de 70, o dos servidores técnico-administrativos, 15, e o dos estudantes, 15. A fórmula para a ponderação dos votos – cuja proporção está prevista no artigo 27 do Estatuto da UFMG – está descrita no regimento.
Votantes que integram mais de um segmento (professores ou técnico-administrativos que também são estudantes) têm direito a um único voto. Se docente e discente, vota como docente; se técnico-administrativo e discente, vota como técnico-administrativo. Todas as informações relacionadas ao processo estão reunidas no site da consulta.

