Institucional

Programa de Monitoria de Graduação seleciona projetos de ensino para o biênio 2026-2027

Recursos serão aplicados na concessão de bolsas a estudantes de graduação da UFMG, nas modalidades de ampla concorrência e ações afirmativas, e na complementação de bolsas de pós-graduação

Em seus projetos, o PMG possibilita a integração entre alunos e professores e práticas pedagógicas colaborativas e inclusivas
O PMG promove práticas pedagógicas colaborativas entre docentes e alunosFoto: Lucas Braga | UFMG

O Programa de Monitoria de Graduação (PMG) recebe, até 20 de outubro, inscrições de projetos que serão executados nos anos letivos de 2026 e 2027, em substituição às iniciativas vigentes no biênio 2024-2025. As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema de Fomento.

Os recursos financeiros deverão ser empregados na concessão de bolsas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFMG, nas modalidades ampla concorrência e ações afirmativas, e na complementação de bolsas de pós-graduação, nos cursos de mestrado e doutorado. Na análise, a Pró-reitoria de Graduação, responsável pela coordenação do programa, vai considerar o mérito acadêmico das propostas apresentadas e a disponibilidade orçamentária para o próximo biênio, bem como o número de bolsas e a sua duração em meses.

Submissões
As submissões devem ser feitas pelos departamentos acadêmicos e pelo Colegiado Especial das Formações Transversais. No caso da Escola de Ciência da Informação (ECI), da Faculdade de Letras (Fale) e do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), cuja organização não é estruturada em departamentos, os projetos deverão ser submetidos pela Congregação da unidade acadêmica.

O projeto a ser submetido deve observar as diretrizes para projetos de ensino aprendizagem nos cursos de graduação na UFMG, aprovadas pela Câmara de Graduação. As propostas deverão ser apresentadas na forma de um projeto de ensino-aprendizagem, em conformidade com os parâmetros estabelecidos no item 4 e detalhados no Apêndice A do edital. 

O julgamento das propostas será realizado pela Câmara de Graduação, com apoio do comitê assessor. O resultado preliminar da análise será divulgado a partir de 28 de novembro, na página da Prograd.

Formação fortalecida
“A nova chamada amplia as oportunidades para estudantes de graduação, mestrado e doutorado e docentes trabalharem em equipe didáticas, fortalecendo a formação acadêmica para a docência e promovendo práticas pedagógicas colaborativas e inclusivas”, avalia o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Entre os objetivos da chamada destacam-se a promoção da iniciação à docência de estudantes de graduação e pós-graduação, a qualidade e inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação e o desenvolvimento de estratégias para diminuir a retenção no ensino da graduação.

“O PMG é fortalecido com aprimoramentos propostos pelo Comitê 21, com base na avaliação da edição anterior. Os parâmetros mais claros para a elaboração dos projetos permitem uma avaliação mais isonômica e transparente, ao mesmo tempo que respeitam as particularidades de cada proposta. Também destacamos avanços como o detalhamento da participação dos estudantes de pós-graduação e a indução à integração de programas para que se tornem mais robustos e interdisciplinares”, explica Fabiane Ferreira, diretora de Programas Acadêmicos para Desenvolvimento do Ensino.

Outras informações sobre a chamada e o procedimento de inscrição podem ser solicitadas pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 / 6453 / 6449 / 3850.