Pesquisa e Inovação

Rede Lide vai premiar produções jornalísticas sobre ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais

Participação é aberta a profissionais e estudantes de jornalismo; R$ 15 mil serão distribuídos em cinco categorias

Estúdio da Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM); categoria áudio também será premiada
Estúdio da Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM); categoria áudio também será premiada Foto: Ruleandson do Carmo | UFMG

Termina no dia 12 de setembro o prazo de inscrições para o Prêmio Rede Lide de Jornalismo pela Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa reconhecer e valorizar profissionais da comunicação e estudantes universitários cujas produções jornalísticas discorram sobre iniciativas que abordem a temática em Minas Gerais.

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível na página da Rede, onde também está disponível o edital da premiação. Serão reconhecidos trabalhos jornalísticos em cinco categorias: texto, áudio, vídeo, imagem e jornalismo universitário, produzido por profissionais vinculados a um veículo de comunicação tradicional, digital ou independente, com circulação no território nacional, cuja produção discorra sobre as iniciativas realizadas em Minas Gerais. Na categoria jornalismo universitário, podem participar estudantes com trabalhos publicados no período em que estiverem matriculados ou que tenham concluído a graduação, entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025. Ao todo, serão distribuídos R$ 15 mil nas cinco categorias.

“Nosso objetivo é incentivar a produção de jornalismo qualificado na área científica, fortalecendo a conexão entre pesquisa, inovação e sociedade. Além disso, queremos mostrar inovações e o que está sendo produzido em Minas Gerais”, afirma Patrícia Giudice, gestora da Rede Lide em CT&I no BH-TEC.

A rede
O Laboratório de Inteligência em Divulgação Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação – Rede Lide em CT&I – é um projeto em rede financiado pela Fapemig. É integrado por BH-TEC, UFMG, Fiocruz Minas, Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e Biominas Brasil. 

A Rede aposta na comunicação conjunta para promover a divulgação científica em Minas Gerais, por meio do uso compartilhado de inteligências, experiências e infraestruturas, e facilitar o entendimento de temas relacionados à ciência pela sociedade.