Institucional

UAB seleciona professores para especializações em educação especial e alfabetização e letramento

Com inscrições até 16 de agosto, processo é aberto a profissionais com experiência no magistério superior e disponibilidade de atuação de 20 horas semanais

Cursos da UAB são ofertados, em sua maioria, na modalidade à distância
Cursos da UAB são ofertados, em sua maioria, na modalidade à distância Foto: Tonodiaz | Freepik

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema que fomenta a modalidade de educação a distância no país, em colaboração com instituições públicas de ensino superior, está com duas seleções abertas para bolsistas. As vagas são para a função de professor formador nas disciplinas dos cursos de especialização em Educação Especial e em Alfabetização e Letramento, ofertados na UFMG com o apoio da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD). As inscrições seguem até 16 de agosto.

Os candidatos devem ser, prioritariamente, professores efetivos da UFMG, com as formações exigidas pelas coordenações de cada curso, experiência comprovada no magistério superior de pelo menos um ano. Em caráter excepcional, também poderão se inscrever docentes aposentados da UFMG e externos à instituição que atendam aos requisitos previstos. Em ambas as seleções, os interessados poderão se inscrever em mais de uma disciplina, desde que as cargas horárias somadas não ultrapassem 60 horas no mesmo período. As inscrições são vedadas a estagiários dos projetos da UAB e a alunos desta oferta do curso.

Especialização em alfabetização e letramento
A especialização em Alfabetização e Letramento é ofertada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE). A formação é oferecida, majoritariamente, na modalidade a distância, com encontros presenciais nos polos da UAB em Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Jaboticatubas e João Monlevade, a serem definidos pela coordenação do curso.

O edital 1.582/2025 prevê a seleção de professores formadores para ministrar 14 disciplinas – com cargas horárias que variam de 15 a 30 horas – que compõem o programa do curso, com duração de dois anos. O candidato deve ter formação em Pedagogia, Letras ou Filosofia.

As inscrições serão feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico, ao qual devem ser enviados os documentos listados no item 7 do edital. A seleção será baseada na análise de carta de intenções e da documentação enviada no momento da inscrição. 

O resultado final será divulgado no dia 29 de agosto. Demais informações podem ser encontradas na página do processo seletivo.

Educação especial
A especialização em Educação Especial busca professores formadores para as 12 matérias do curso, também ofertado pela FaE com suporte da DEDD e recursos da UAB/Capes. Todas as disciplinas têm carga horária de 15 a 30 horas. Predominantemente virtual, a especialização prevê encontros presenciais nos polos da UAB em Araçuaí, Barroso, Congonhas, Sabará e Sete Lagoas. A formação tem duração de dois anos, organizadas em quatro módulos.

Podem participar profissionais graduados em Pedagogia, Educação Especial, Artes Cênicas, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia ou cursos de licenciatura, conforme anexo 1 do edital de seleção. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário específico, ao qual devem ser enviados os documentos listados no 7 do edital. 

A avaliação dos inscritos será feita em duas etapas, e a primeira delas, com base na análise dos documentos enviados. Os aprovados na primeira fase serão convocados para entrevista, que serão realizadas nos dias 30 e 31 de agosto. O resultado será divulgado no dia 1º de setembro. Outras informações podem ser encontradas na página da seleção

Bolsa e atribuições do cargo
Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.850 para cada 15 horas de carga horária da disciplina, limitado a um pagamento por mês. Entre as atribuições do cargo, o bolsista deverá participar de atividades de docência da disciplina, desenvolver a metodologia de avaliação dos alunos e acompanhar a atuação dos tutores que dão suporte às suas turmas.

A aprovação nos processos seletivos não garante o início imediato das atividades. As convocações são condicionadas ao provimento de bolsa por parte da UAB/Capes e à necessidade de tutores pelos cursos.

Outras informações podem ser solicitadas por meio do e-mail programas@dedd.ufmg.br.